12 de fev. de 2009

O PASSADO NAS MÃOS DE SANDRA (The Past is in Sandra’s hands)


Livro publicado em 2000

(First print 2000)

Ilustrações de Ênio Possebon
Editora: Saraiva – 112 pp.
Leitores: 7º ano, 8º ano, 9º ano



Uma estranha pedra rosada que atravessou séculos... Ao tocá-la, Sandra tem uma visão: vê o que aconteceu há muito tempo, quando índios, piratas e missionários percorriam o litoral brasileiro. Com a ajuda do velho índio Iruma, Sandra busca as antigas terras dos guaranis, numa empolgante aventura que revive um pouco da história do Brasil no século XVI.



Touching a strange pink rock that seems to have decades of age, Sandra has a vision: she sees what happened a long time ago, when indians, pirates and missionaries lived by the Brazilian shores. Helped by the old native xaman Iruma, Sandra searches the ancient land of the Guarani, in an exciting adventure that takes her inside the History of Sixteenth Century Latin America.



DICAS: A História do Brasil está viva, presente em cada rua de nossas cidades, em cada praia de nosso litoral. Por essas ruas e praias, séculos atrás, transitaram piratas, missionários e aventureiros que vinham em busca de fortuna; eles deixaram pegadas – e seus traços culturais – em nossas terras. Este livro pode estimular pesquisas sobre as nações indígenas que habitaram e ainda habitam o Brasil, e as demais etnias que compõem as raízes do nosso povo. Pode ainda trazer à tona características históricas da própria terra do leitor, propiciando busca das origens de cada local e de seus povos. Outro elemento aqui presente é a corrupção e a ação inescrupulosa de pessoas que destroem nosso patrimônio histórico em nome do lucro – um assunto atual e de importante abordagem para nossos jovens.


Nenhum comentário: