12 de fev. de 2009

O LIVRO DAS ENCRENCAS (The Book of Troubles)


Livro publicado em 2004

(First print 2004)
Ilustrações de Patrícia Lima
Editora: Ática – 80 pp.
Leitores: 5º ano, 6º ano, 7º ano


Com o subtítulo "O que fazer nas situações atrapalhadas da vida", este livro bem-humorado conta a história da professora Atra P. Alhada, criadora da Encrencologia,a ciência que estuda as encrencas nas quais nos metemos. De A a Z, o leitor vai se deparar com sugetsões para resolver encrenquinhas e encrenconas que surgem nas nossas vidas. Como: o que fazer quando não tem papel higiênico no banheiro? Como não esquecer de fazer a lição de casa? Se a gente se apaixona, valerá a pena ir morar na China para esquecer a pessoa amada? Além de um Teste para saber se você sempre se mete em encrencas, há ainda a seção "Encrencas Famosas", onde vemos que até personagens da História se meteram em encrencas...


The Book of Troubles is also called “What to do when you are in Big Trouble”, and with a dose of good humor it tells the story of professor Tara Oubles, the creator of the Troubleology – an advanced science that studies all messy situations in which you can put yourself. From A to Z, in this book you will find ways to avoid confusion – like “G: getting horrible gifts”, “T: Toilets with no toilet paper”, “F: falling in love”, “H: Homework, forgetting to do it” – and many other tricky situations. There is also a Test to discover if the reader is a troublemaker, a section named Famous Troubles, with examples from World History of famous people who got into real trouble, and also remembering classical characters who got themselves in trouble, such as the Princess who had to kiss a frog or the Greek hero who got lost in a maze.



DICAS: Este livro, composto em forma de uma enciclopédia humorística, na verdade trata de comportamento e convivência, da postura diante da sociedade e da família, mostrando que todos passam por situações difíceis e que é importante refletir sobre elas para saber como agir. Com muita sutileza e bom humor, o leitor vai percebendo que conviver não é fácil, porém é um desafio que vale a pena encarar.



13 comentários:

Simba disse...

Oi!Meu nome é Eduarda estudo no Colégio Sinodal Rui Barbosa e vamos nos encontrar na 5ª Jornadinha Nacional de Literatura.Li o Livro das Encrencas e adorei, muitas delas já enfrentei, adorei as dicas. E também já vi o filme Desventuras em Série(muito legal).Então nos vemos na Jornadinha! Beijos!

Gabriel H. disse...

Oi!Meu nome é Gabriel.Estudo no Colégio Sinodal Rui Barbosa,moro em Carazinho e vamos nos encontrar na 5ª Jornadinha Nacional de Literatura.Li o Lviro das Encrencas e gostei muito dele.Já me meti em varias encrencas como essas.Gostei principalmente da encrenca "Zoeira na sala de aula"!
Também já li o Livro dos Sustos e também achei ele muito legal!!Então nos vemos na Jornadinha!!

andressa disse...

Oi!Meu nome é Andressa Knop Ferron,e estudo no colégio Sinodal Rui Barbosa e vamos nos encontra na 5ª Jornadinha Nacional de Literatura.Li o Livro das Encrencas e o dos Sustos e achei muito legal!!
Obs.:Também estou lendo Desventuras em série,e já estou quase acabando(estou no 12º livro)!!

Beijos,Andressa Knop Ferron.

Unknown disse...

Oi
Rosana Rios.Meu nome é Ana Paula Ecker Martins e estudo no Colegio Sinodal Rui Barbosa.
Adorei o Livro das Encrencas ela fala mesmo sobre as encrencas e em varias que estão no livro eu me meti e adorei a dica da calça camuflada para quando tiver muito apertado....hehe
Fiz um trabalho aqui na minha escola sobre o livro das encrencas eu escolhi Bebes Baboes....
Nos fizemos uma pesquisa sobre a sua vida e adoramos saber que vc joga RPG!!!!
Adorei o Livro das Encrencas vou pegar na bliblioteca agora o livro dos sustos....
A minha colega adora O livro Desventuras em serie,eu gosto do filme,a gente viu que voce gosta de ler Desventuras em Serie...
Voce pelo da pra ver nas entrevistas vc é uma Adulta-Criança! Isso é verdade???
Beijos

Simba disse...

Oi! Meu nome é Bruna Cavallini e estudo no colégio sinodal Rui Barbosa e li seu livro e achei mutio legal. Tambén gosto de RPG, e do livro desventuras em série...achei legal porque tem coisas que aconteceram comigo no livro =Dvou conhecer voê na Jornadinha em Passo Fundo, então até lá...Abraço, até a Jornadinha

Simba disse...

caramortaOi!Meu nome é augusto.Estudo no Colégio Sinodal Rui Barbosa e vamos nos encontrar na5ªJornadinha Nacional de Literatura.Li seu livro e achei muito legal,engraçado
e algumas situações parecidas comigo.Lemos e também assistimos o filme das Desventuras em Série.Voltando ao livro das encrencas,a que eu achei mais parecida comigo foi a do pum.
TCHAU!!!
TE VEJO NA
Jornadinha

Simba disse...

lidinaOlá Rosana Rios.Meu nome é Giordano Andrade,estudo no Colégio Sinodal Rui Barbosa.Moro em Carazinho-rs,ja li o livro das encrencas e achei muito legal.Já me meti em várias encrencas dessas te encontro na 5 jornadinha nacional de literatura.

ABRAÇO...DO GIORDANO

Simba disse...

olá!!!Meu nome é Gabi.estudo no colégio SinodaL Rui Barbosa E vamos nos encontrar na 5 jornadinha Nacional de Literatura.Eu ja li o livro das encrencas e ele é des ele é muito irado!!!! varias coisas que eu já me meti e foi terrivel eu te adoro!!abraço bjo bjo !!!!!...
um beijo encrenqueiro para vocÊ ... do Gabi Andreis

Unknown disse...

Oi Rosana.Eu meu nome da 5°serie do colegio Sinoda Rui Barbosa meu colegio vai participar da jornadinha.Eu adoreia seu livro
"Livro das Encrencas" é muito legal me diverti lendo

Gabriel H. disse...

Oi! Meu nome é Arthur Salles, estudo no COLÉGIO SINODAL RUI BARBOSA e vamos nos encontar na
5ª JORNADINHA NACIONAL DO LITERATURA. Jogo RPGs assim como você. Adorei o LIVRO DAS ENCRENCAS e o LIVRO DOS SUSTOS. Um abraço! Até a jornadinha.

Simba disse...

Olá Rosana meu nome é Luiz Eduardo Colli do Colégio Sinodal Rui Barbosa nós vamos se encontrar na jornadina vai ser legal.O seu livro das encrencas é demais eu também jogo RPG e seus livros são demais até a jornadinha.Entã tá!Um abraço encrenqueiro. Dudu

andressa disse...

Olá Rosana Rios meu nome é Arthur de Souza estudo no Colégio sinodal Rui Barbosa sou da quinta serie e vou participar da 5ª jornadinha de literatura. Eu li seu livro das encrencas e uma parte do dos sustos eles são muito diveridos, na bibliotea de nosso colegio tem muitos livros seus. Ah! eu adoro RPG no computador e no video game.Um beijo encrenqueiro pra voce, até a jornadinha!!!!!!!!!!!!

Juliana Marinho disse...

Olá!Meu nome é Juliana estudo no colégio CEEANO.Gostaria de dizer que amei "O LIVRO DAS ENCRENCAS",já passei por muitas daquelas situações e morri de rir com o livro!Beijos!