12 de fev. de 2009

MARÍLIA, MAR E ILHA (Marilia, Sea and Island)


Livro publicado em 1999

(First print 1999)
Ilustrações de Claudia Scatamachia
Editora: Saraiva – 72 pp.
Leitores: 6º ano, 7º ano, 8º ano


Marília sempre adorou o mar e sentia-se parte dele. Mas agora sente-se isolada, após ter mudado de colégio. Enquanto procura maneiras de lidar com os problemas que enfrenta na família e na escola, ela se expressa como personagem de um diário fantástico, onde aparecem sereias, príncipes e feiticeiros. Nesses dois níveis de narrativa vai-se construindo o caminho da vida de Marília, que às vezes é mar, às vezes é ilha.


Primeiro Prêmio na categoria Infanto-juvenil da Bienal Nestlé de Literatura em 1990.


Marilia has always loved the sea. She felt like she was a part of it. But now she fells isolated, after moving to a different neighborhood and attending a new school. As she tries to find a way to deal with troubles she faces at home and at school, she starts a fantastic journal; there she writes about mermaids, princes, sorcerers. The path of Marilia’s life is built between these two levels of a tale that shows her sometimes as part of the sea, sometimes as an island.



This book was awarded First Prize in the prestigious Nestlé Awards for Children Literature in 1991.


DICAS: Este livro premiado fala dos conflitos comuns na adolescência, com a família, os colegas de escola, o despertar das primeiras paixões. Mostra esses conflitos do ponto de vista de dois personagens: Marília, jovem que enfrenta problemas de adaptação a um novo bairro e um novo colégio, e Marcelo, jovem que pratica skatismo e se vê numa fase de transição, entre escolhas difíceis a fazer e a sensação do amor despertando. Ambos estão ligados aos personagens do conto fantástico de Marília, que transcorre paralelamente à história “real” dos personagens.


Nenhum comentário: