12 de fev. de 2009

NINHO DE MAFAGAFOS (The Nest of the Mafagafos)


Livro publicado em 2001

(First print 2001)

Ilustrações de Sérgio Palmiro
Editora: Saraiva – 48 pp.
Leitores: 3º ano, 4º ano, 5º ano



Tem família com pai veterinário e mãe professora, ou o contrário. Mas o que não tem na família de ninguém é mafagafo. Pois a família desta história mora num edifício onde é proibido ter animais. Mesmo assim, um dia o pai apareceu escondendo cinco ovinhos suspeitos... serão ovos de mafagafo? Mas, o que são mafagafos? Para saber, só mesmo lendo esta história engraçadíssima, que traz um ninho de mafagafos cheio de mafagafinhos...



Some kids have a father who’s a veterinarian, and a mother who’s a teacher. Some kids have teacher dads and vet moms. But no kid has mafagafos at home… In this story, the family lives in a small apartment in a building where pets are not allowed. However, one day Dad comes home with a small nest and five little eggs. Can they be mafagafo’s eggs? Well, what exactly is a mafagafo? To discover you must read this book and meet a mafagafo nest with five little mafagafos…



DICAS: Este livro é narrado em primeira pessoa, e brinca com a Ecologia ao falar na preservação de um animal imaginário: o mafagafo. Com muito humor, aqui se fala dos cuidados com animais, da convivência em família e na sociedade, das diferenças e semelhanças que há entre os seres humanos e os... mafagafos. Livro que pode ser trabalhado interdisciplinarmente, unindo Literatura, Ciências, Geografia e Artes. Pode-se pesquisar outros animais imaginários dos livros e compará-los com os animais brasileiros e seus hábitats – especialmente os que estão ameaçados de extinção; e cada um pode ainda construir seu próprio “ninho de mafagafos”, usando sucata.


Nenhum comentário: