17 de dez. de 2012

O GUARANI (The Guarani)



Livro publicado em 2012
(First print 2012)
Ilustrações de
Juliano Oliveira
Editora: Scipione – 40 pp.
Leitores:
8º ano, 9º ano, 1º Ensino Médio

Adaptação da ópera de Carlos Gomes. Nas matas do Brasil colonial, o índio guarani Peri se apaixona por Cecília, filha do nobre português Dom Antônio de Mariz. Mas a morte acidental de uma jovem aimoré coloca essa tribo em pé de guerra com os colonizadores, e o conflito se desencadeia – ao mesmo tempo que um grupo de espanhóis pretende trair os portugueses, para obter uma mina de prata que poderá enriquecê-los. Baseado no romance de José de Alencar, O Guarani é uma das principais óperas do brasileiro Carlos Gomes, e projetou o nome desse compositor no mundo.

Selecionada para o PNBE 2013

Based on Carlos Gomes' famous opera, this is a love story settled at the time of the portuguese colonization of Brasil. The guarani native Peri loves Cecilia, daughter of a nobleman from Portugal. But the accidental death of a young girl from the aimoré tribe lauches a conflict between the settlers and native warriors. Meanwhile, Spanish sellswords intend to betray the Portuguese, to get to the riches of a silver mine.

DICAS: Esta história é uma adaptação do romance homônimo de José de Alencar. Traz a visão da ópera de Carlos Gomes, que já é uma redução da obra literária, e proporciona uma interessante comparação entre os gêneros romance, ópera e a linguagem dos quadrinhos. Além disso, mostra um painel da vida no Brasil do século XVI e enfatiza os conflitos entre colonizadores e colonizados. É indicada para trabalhos interdisciplinares em sala de aula, proporcionando um interesse pela história do período Colonial.

Book selected for the PNBE 2013 (Brazilian reading program for public schools)

Nenhum comentário: